Resumov - Como passar no ENEM e vestibular

#050 Visualize por 30 segundos ao acordar

July 06, 2020 Susane Ribeiro
Resumov - Como passar no ENEM e vestibular
#050 Visualize por 30 segundos ao acordar
Show Notes Transcript

A visualização altera como pensamos e agimos. Porque a visualização altera o sistema SARA.
O sistema SARA  (Sistema Ativador Reticular Ascendente) filtra os estímulos sensoriais antes que eles sejam percebidos pelos núcleos diencefálicos e córtex cerebral.
É o “Porteiro da consciência” que define como interpretamos o mundo.
Este filtro define nossa interpretação, e uma forma de moldá-lo é usando a visualização.
Imagine onde quer chegar, como quer se sentir. Visualize o processo, como vai melhorar dia após dia.
--------------------------------------------------------
O  novo programa de visualização do 1pause terá 30 dias de áudios de visualização da aprovação e dos estudos Serão 30 áudios, início em 01 de julho.
https://www.1pause.com.br/
Aproveite para se aprofundar sobre técnicas de memorização no Sniper de questões 
  https://www.sniperdequestoes.com.br/
- Use o cupom RESUMOV nos cursos online
- Professor Ferretto, Imaginie, projeto redação, gabaritageo, se liga nessa história - cupom RESUMOV 
- Sniper de questões 
  https://www.sniperdequestoes.com.br/

Às vezes a gente coloca objetivo na vida, nos estudos, no hábito novo, emagrecer, fazer exercício físico ou estudar mais e não conseguimos ver acontecer ou nem acreditamos que isso possa ser possível, então nesse exemplo de exercício físico, às vezes você até escreve no papel fazer cinco vezes por semana algum exercício, só que você escreve já sabendo que isso não vai acontecer, você escreve sabendo que não acredita, isso em muitas áreas da vida e nos limitamos de uma maneira que a gente nem sabe, então tem esse sistema do cérebro que é chamado Sistema Ativador Reticular, é como se fosse um porteiro, ele decide o que vai ou não entrar.

        Você vai ver uma página no facebook, onde tem infinitas informações, muitos textos, fotos, várias coisas. O que você vai filtrar para analisar? Você vai analisar uma foto? Ou que alguém curtiu? O que você vai analisar? Esse é o Sistema Ativador Reticular. O que acontece? A gente vive a vida com esse Sistema sempre ligado, porque são muitas informações, se fôssemos analisar todas as informações ao redor, ou seja, tudo que está acontecendo, não daria para viver, pois é muito trabalhoso.

        Então ele vem para nos ajudar a ter consciência somente de coisas importantes para gente, somente de coisas relevantes e é por isso que você sente um prazer tão grande quando você lê reportagem que concordam com o seu ponto de vista, quando você conhece alguém que pensa igual à você, que este Sistema está ativado e você vê que vocês têm isso em comum, por isso que a pessoa sempre permanece com a mesma opinião política.

O que acontece no dia-a-dia? Quando você quer mudar um hábito ou quando quer transcender um comportamento? Ou quando quer mudar um comportamento? Ou você quer passar no vestibular? Ou você quer estudar mais uma matéria, mas você ainda não acredita que consegue ou você pensa que tem algum bloqueio ou algo acontece. O que nós podemos fazer? Uma maneira fácil de mudar, é você visualizar um cenário alternativo, porque ao visualizar esse cenário alternativo, você vai mudando o que entra no seu cérebro, o que esse Sistema Ativador ele vai deixar entrar. 

Por exemplo, você quer fazer exercício físico e você não consegue de jeito nenhum. O que você pode fazer? Ao acordar pela manhã, antes de levantar, você já começa seu dia pensando, se visualizando, fazendo exercícios que você quer, digamos que você quer correr uma maratona, aí você se visualiza e não precisa ser dez minutos, mas somente dez segundos e na cama ainda, ou seja, não precisa nem levantar. Então, trinta segundos, sentindo como vai ser correr a maratona, a felicidade no seu rosto, seu sorriso, o vento no rosto, a roupa que você vai estar, ou melhor, visualizar o mais real possível e depois você visualiza fazendo algo no dia, nem que seja andar no seu quarteirão por um minuto.

Sempre visualizamos o futuro (objetivo final) e o processo, então o que você vai fazer no dia e isso descobriram que dá muito certo, ou seja, tem vários artigos mostram que, ao visualizar você vai mudando o seu cérebro, isso se chama Neuroplasticidade, que afetará esse Sistema Ativador e ao longo do dia, ao ver que você está se tornando esta pessoa que vai correr ou a pessoa que vai estudar, você vai responder os estímulos nesse sentido e ainda é mais importante quando você quer mudar muito, exemplos, crenças, comportamentos. 

Como são maneiras de visualizar? Você pode visualizar que você quer passar no vestibular, como vai ser quando passar, o dia que você vai descobrir, o dia que você vai se matricular, o começo das aulas, as experiências de laboratório ou você falando para sua família, amigo, namorado (a). Então você pode visualizar isso, sentir essas sensações e não somente pensar, pois sentir, fará o processo da Neuroplasticidade, de mudar o seu cérebro com mais facilidade, só que não podemos ficar pensamento somente no futuro, mas temos que pensar no processo até chegar lá.

Quais os passos que você pode dar hoje para isso acontecer? Aprender um assunto difícil ou mudar seu pensamento em relação a matéria, exemplo, se você não suporta matemática, você pode se visualizar estudando e gostando, basicamente curtindo o processo, que é algo que ajuda muito nos estudos, e é isso que você vai fazer ao acordar de manhã, primeiro você visualiza lá na frente o seu objetivo maior e você pode ir até anos depois, você formado (a), trabalhando ou só na faculdade, pode ser o que te dê mais emoção ou você pode mudar, cada dia visualiza uma coisa e depois visualize o processo (ação que vai fazer no dia) e pode ser àquela história, fazer exercício, caminhar na frente da sua casa, do seu prédio por um minuto, por cinco minutos, ou abrir o livro de matemática e fazer uma questão, ou abrir a vídeoaula, fazer algumas questões.

Não precisa ser um processo do dia para noite, é como se fosse uma lance de escada gigante, você vê seu objetivo lá na frente, lá no alto da escada e você olha para baixo basicamente para o próximo passo, então essa é a ideia da visualização e isso você pode usar para hábitos que você sabe que vão ajudar, por exemplo, hábito de fazer exercício físico, hábito de meditar, e lembrando que exercício físico é algo que ajuda muito no seu aprendizado, no seu bem-estar, até na sua saúde.

 Às vezes você até está estudando bem, às vezes não tem o que a gente melhorar nesse lado, mas você pode fazer exercício para ter mais energia, para estudar com mais facilidade, para curtir seu ano e gostar de viver, então fazer exercício, se alimentar bem ou então outro objetivo que você possa ter. Uma coisa que acontece, é que a gente vive no automático, é sempre a mesma coisa, o mesmo dia, não tem nada diferente e tem dias que é tão automático que não dá nem vontade, você acorda de manhã e pensa ‘’ah, vou ter que fazer de novo isso e aquilo, de novo, mais um dia igual ao outro’’ e isso é desestimulante.

Em alguns casos, nós podemos usar esse processo da visualização para colocar outras coisas, mas tem preguiça, você pode aprender uma nova habilidade, ou fazer uma aula de dança ou fazer alguma coisa diferente, então você visualiza de manhã e ao longo do dia, você vai lá e faz, mas pensa que você estuda tanto e se pergunta ‘’o que eu posso fazer além disso?’’. Uma sugestão é você fazer aula de dança online no youtube, você pode fazer yoga. Em vários momentos quando tinha coisa para fazer, foi muito produtivo fazer yoga, eu ficava meio neurótica, mas eu fazia todos os dias.

Hoje eu tento fazer todos os dias aqui em casa, na quarentena, e acho muito importante, porque por mais que eu ‘’perca’’ uma hora de trabalho, quando eu vou trabalhar, eu trabalho muito melhor e no restante do dia, eu fico bem mais feliz, mais saudável, ou seja, é uma coisa que melhora em tudo e isso que é legal pensar também, e quando pensa em mudar e começar a fazer isso, pode ser legal visualizar. Então pense agora o que você pode fazer neste sentido? Você acorda pela manhã e sem levantar, você abre os olhos e por alguns segundos você pensa no que quer lá na frente, veja que isso é possível e se forem várias coisas, visualize estas várias coisas ou até mesmo junte estas coisas.

Depois você pensa, visualiza no dia-a-dia, porque isso que vai ser importante, a gente não pode só visualizar lá na frente e torcer, mas precisamos trabalhar para que isso possa acontecer, e isto está na visualização do processo. E nos estudos o que pode acontecer no processo é que você não quer fazê-lo, por exemplo, terão matérias que você não quer estudar, você não querer fazer redação, mas você pode visualizar e quando você faz o planejamento no dia anterior ou no domingo, cada dia você tem o que visualizar.

Então você dorme à noite, sabendo que no dia seguinte, você vai fazer uma prova de português e uma redação e de manhã ao acordar, você visualiza primeiro lá na frente, passando, e depois fazendo a redação com calma, sorrindo, e a prova de português, e isso todos os dias com o que você for fazer no dia. Lá no 1pause, que é um site de meditações guiadas, nós vamos fazer um programa de visualização, um áudio de mais ou menos sete minutos para você fazer ao acordar e isso vai muito legal vão ser trinta dias ou você poderá fazer sozinho, então sempre lembre que a ideia é lembrar lá na frente, no seu objetivo final, no passo de hoje e no programa nós vamos colocar gratidão, que é uma das medidas de felicidade. 

Quando você vê estudos que fazem as pessoas felizes, quando sempre está relacionado a gratidão e gratidão por qualquer coisa, por coisas pequenas que são tão importantes. Irei dar um exemplo, que não tem nada a ver com estudos, e já tive a oportunidade de compartilhar aqui e no youtube, foi quando tive um aborto espontâneo, sendo que queria ter muito um filho (a), mas depois disso, isso foi muito traumático e eu fiquei me perguntando ‘’será que vai dar?’’ e eu não queria mais engravidar, porque eu tinha esse medo.

O que eu fiz? Eu comecei a visualizar e criei um ‘’visionboards’’, foi feito no powerpoint, depois coloquei no celular e sempre pela manhã eu olhava aquilo e via uma mulher grávida, um parto natural e uma família com um bebê, eu fiz isso antes de engravidar e praticamente toda a gravidez eu fiz isso e fez eu mudar muito essa crença que eu tinha, de que não iria dar certo, de que iria passar por tudo de novo, talvez eu tivesse que continuar mais uma vez ou mudar para adotar uma criança, mas foi o que eu fiz na época e talvez isso tenha contribuído para que tenha dado certo.

Depois deste exemplo tão pessoal, irei falar de outras ideias de você fazer isso, porém tem essa ideia ao acordar de manhã e pensar lá na frente, no próximo passo ou você pode fazer intervalos nos estudos, juntar com uma meditação ou juntar com alguma outra coisa, exemplo disto é você fazer yoga e depois no relaxamento na yoga, você pensar lá na frente, mas para você fazer visualização e para ela dá certo, você precisa estar relaxado, então na atenção do dia-a-dia imaginar/visualizar que não funciona tão bem, mas você deverá estar em um estado receptivo ao que você está visualizando.

Por isso que é bom quando você está indo dormir, ou quando você acorda, ou num momento de relaxamento, ou depois de uma meditação, são nesses momentos que você pode fazer isso, e esses trinta segundos ao acordar é o mais fácil, é só você acordar e escutar o áudio e começar a fazer ou você fazer sozinho, isso depende de você fazer isso e espero que você escutando isso dê uma ideia de fazer isso no dia-a-dia, independentemente do objetivo que seja, então estudar melhor, ficar feliz, ficar bem durante os estudos, durante essa quarentena ou fazer exercício físico que é tão importante, tanto quanto meditação.

Você pode até mesmo se visualizar meditando no meio dos estudos, ou seja, fazer uma pausa, visualiza a pausa que você vai fazer no meio da tarde ou visualiza ao invés de assistir filme ou séries, você visualiza lendo um livro, tomando um café ou até mesmo um chá lendo um livro, eu penso que não tem limites no que você pode fazer. Eu espero que você tenha gostado e se você quiser os áudios, entre no 1pause, que nós iremos ter um desafio de trinta dias de visualização e se não entrar no 1pause, faça os trinta dias de visualização, veja o que você acha, e todas essas dicas que você vê por aí, é bom testar, é bom ver se funciona, dê seu melhor nesses trinta dias para realmente visualizar.

Então marque o dia é hoje e pensa, até esse dia do mês que vem, eu vou fazer isso e depois você analisa lá na frente como vai ser? Qual foi o resultado? Como você se sente? Você conseguiu estudar melhor? E depois você me conta. Então boa semana para você. Se cuide! E nos vemos no próximo episódio.